quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Mediação Escolar’


Mediação escolar é a solução!
Mediação escolar é a solução!
Primeiro espaço de socialização e lugar de transmissão de conhecimento, a escola é vista cada vez menos como um território seguro por crianças, pais e professores, o que deve acender um sinal de alerta. Avolumam-se os casos de violência, e o mais recente e rumoroso – o suicídio de um menino de 10 anos em São Paulo, que antes feriu com arma de fogo uma de suas professoras – precisa servir de advertência não só aos envolvidos diretamente com a educação, mas a toda a sociedade e à rede de apoio à criança, incluindo psicólogos, assistentes sociais e conselhos tutelares, além de órgãos de segurança pública.

Especialistas consultados em debate promovido no caderno Cultura do último sábado lembram que não chega a ser novidade a escola reproduzir violências comuns ao mundo do lado de fora de seus portões, como as agressões, as intolerâncias e os preconceitos. Segundo os estudos, porém, há agora um padrão novo: a substituição do vandalismo e dos crimes contra o patrimônio pelos crimes contra a pessoa.

A particularidade de o simples ato de ir à aula se constituir cada vez mais em motivo de angústia para alunos, pais e professores mostra que o assunto, como advertiram pesquisadores, não pode ser varrido para debaixo do tapete. Ao saber da morte de seu aluno, antes de deixar o hospital, a professora ferida chegou a dizer que não pretende voltar à sala de aula. Pode tratar-se de uma reação precipitada, causada pela notícia da tragédia e pelo próprio sofrimento, mas o certo é que a violência é fonte de queda na qualidade do ensino.

A preocupação deixa de ser com o aprendizado e as atividades escolares e passa a ser em como sobreviver para chegar, para ficar e para sair da escola. É preciso debater as causas e consequências desse fenômeno à exaustão, até que as comunidades – e isso inclui todos e não apenas a comunidade escolar – encontrem saídas para restabelecer novos padrões de convivência.

Curso de capacitação na área de Mediação Escolar
Palestrante: Gabriela Irina Jablkowski vinda de Buenos Aires participa do curso de capacitação em Mediação Escolar nesta tarde de sexta-feira em São Leopoldo
Palestrante: Gabriela Irina Jablkowski vinda de Buenos Aires
participa do curso de capacitação em Mediação Escolar
nesta tarde de sexta-feira em São Leopoldo
A OSCIP Desatando nós e Criando Laços promove nesta tarde (30) e no dia 1º de outubro, na sede da OAB São Leopoldo, Av. Mauá, 773, o “Curso de Capacitação em Mediação Escolar”, no horário das das 9h às 12 e das 13h30 às 17h30min.


As palestras de hoje e amanhã serão ministradas pela argentina Gabriela Irina Jablkowski, vinda de Buenos Aires para prestigiar o evento.


O objetivo deste curso é proporcionar aos mediadores aporte teórico que os qualifiquem para atuar e multiplicar os conhecimentos na área a mediação escolar.
Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JUIZ MEDIADOR INTERNACIONAL DE CONFLITOS

JUIZ MEDIADOR INTERNACIONAL DE CONFLITOS
CÂMARA DE ARBITRAGEM E MEDIAÇÃO DO CEARÁ - CAMECE